Como acertar 90% em português para concursos públicos

É muito comum ver candidatos de concursos públicos que se dedicam integralmente às disciplinas que são específicas de concurso a ser prestado. No caso de concurso para o INSS – Direito Previdenciário, no caso do Concurso do IBGE – Estatística e Geografia e no caso do concurso do IBAMA – Legislação Ambiental.

Embora seja realmente necessário dar maior atenção no que é específico do concurso público que irá prestar, é preciso levar em consideração que o Português é uma das disciplinas mais importantes, seja qual for o concurso público que você está prestando.

Diversas pesquisas apontam que de cada 4 brasileiros, 1 é analfabeto funcional, ou seja, mesmo que conheçam de maneira primitiva como é o funcionamento da leitura, não sabem interpretar e nem escrever textos de maneira realmente adequada.

Sem contar, que cerca de 9% da população brasileira, acima dos 15 anos de idade, é considerada como completamente analfabetas. Esta é certamente uma das grandes razões que fazem da disciplina Português, ser extremamente importante em todas as provas de concursos públicos.

Se você consegue ir bem nessa disciplina, você terá um diferencial enorme em relação ao resto dos concorrentes.

Pensando em ajudar você, em nosso artigo de hoje, vai ensinar como você pode acertar 90% de Português em concursos públicos. Confira e aprenda como ter um excelente desempenho nessa disciplina.

Por que é preciso se preocupar com o Português?

É preciso realmente tanta atenção às provas de Português? Fizemos uma análise minuciosa em algumas provas e fizemos as seguintes constatações:

– No concurso para Agende de Pesquisas e Mapeamento do IBGE – o primeiro critério utilizado para desempate, é a pontuação nas questões de Português.

– Todo e qualquer concurso brasileiro traz questões de Português em suas provas.

– Português é a disciplina que mais tem peso no concurso da Caixa Econômica Federal.

– As notas referentes a disciplina Português, é um dos critérios de desempate no concurso dos Correios.

– Concursos do INSS, Banco do Brasil e da Polícia Federal, a disciplina que tem maior número de questões é o Português.

Mas enfim, como se dar bem em Português em provas de concursos?

A melhor dica que podemos dar para você que deseja acertar 90% em Português em concursos públicos, você irá precisar se aprofundar em conteúdos programáticos da língua portuguesa, direcionados para o seu concurso. Antes de qualquer coisa, é muito importante saber quais serão as áreas de Português que são exigidas normalmente nos editais do concurso do seu interesse.

Seja qual for o seu concurso público, existem algumas dicas de matérias dentro da disciplina Português, que iremos destacar abaixo. Dentre as quais, não poderão ficar de fora do seu plano de estudos.

– Morfologia;

– Sintaxe;

– Semântica.

Veja quais são os mestres da língua portuguesa, para você se dedicar aos estudos, e acertar 90% em Português em concursos públicos:

– Evanildo Bechara;

– Machado de Assis;

– Napoleão Mendes de Almeida;

– Graciliano Ramos;

Professores de língua portuguesa, para utilizar como referência nos estudos, e acertar 90% em Português em concursos públicos:

– Pasquale Cipro Neto;

– Sérgio Nogueira;

Essas foram as dicas para você acertar 90% de Português em concursos públicos. Utilize todos os pontos citados e tenha a certeza de sair na frente nas provas dos seus concursos! Boa sorte!