Matérias que vão cair no concurso de Guarda Municipal de todos os municípios – Principais matérias

Os concursos de Guarda Municipal, de todos os municípios, possuem em comum algumas matérias. Ou seja, em todos os municípios existem matérias em comum, que irão cair no dia da prova.

Pensando em auxiliar você que está pensando em se inscrever para o próximo concurso de guarda municipal do seu município, fizemos um apanhado das principais matérias e vamos comentar um pouco sobre cada uma delas. Acompanhe.

Quais as matérias em comum em todos os concursos de Guarda Municipal?

– Português

Português é uma das matérias presentes em todos os concursos de guarda municipal, de todos os municípios de todo o Brasil. A dica é dar foco em assuntos que estão relacionados à construção de textos, como divisão silábica, aspectos de ortográfica, pontuação, flexão verbal, regência, concordância, utilização da crase, mecanismos de conexão textual, em especial o valor semântico dos conectores.

E mesmo que em uma prova que tenha 20 questões e que dificilmente serão abordados todos os assuntos citados acima, a dica é caprichar no estudo de cada um deles. Um bom candidato sempre está preparado para tudo!

– Direito Administrativo

Dê um foco especial para os tópicos relacionados com os princípios expressos da administração pública, formas e características de extinção de atos administrativos, formas de manifestação e limites, poder da polícia e suas principais características, normas dos servidores e administração pública, responsabilidade civil – em especial sua forma objetiva. Sujeito ativo, elementos e excludentes, sanções da Lei de Improbidade Administrativa e condutas ímprobas.

– Direito Constitucional

Para levar em conta o nível da prova que você irá enfrentar, ao prestar o concurso de Guarda Municipal, devemos estabelecer algumas premissas, que você provavelmente enfrentará.

A maior parte das provas de direito constitucional, os candidatos precisam saber que os examinadores – que elaboram as provas – possuem como fonte principal, as informações diretas do site do Supremo Tribunal Federal (STF).

E mesmo que tenham essas informação, você concurseiro precisa estar atento às formas de manifestação do mesmo, e quais poderão ser exploradas em sua prova. Como a vaga não exige formação em direito e utilizando provas anteriores como base, podemos afirmar que você deverá estar atento em 90% sobre questões voltadas para as reproduções literais da Constituição da República Federativa do Brasil e o restante – 10% – sobre jurisprudência do STF.

– Noções de Direitos Humanos e Cidadania

Faça uma leitura rigorosa sobre os artigos que estão especificados no edital do seu município. Fique muito atento, pois muitas bancas cobram a letra da lei nas questões. Sem contar, que para fixar melhor as leis, nada melhor do que fazer muitos exercícios.

Você pode baixar provas anteriores na internet, e poderá contar com excelentes materiais de apoio em sites do Planalto e Supremo Tribunal Federal, ambos de maneira gratuita. Foque no artigo 5º da Constituição Federal, com maior ênfase ao parágrafo 3º – que fala sobre os tratados internacionais de Direitos Humanos.

– Ética

Os editais preveem questões relacionadas à ética do servidor na administração pública, relacionada com seus devedores funcionais, dos quais os servidores estão vinculados.

Essas são as principais matérias que vão cair no concurso de Guarda Municipal de todos os municípios. Estudem e não deixem essa excelente oportunidade passar! Boa sorte!