Não passei! É agora?! O que fazer após a reprovação no concurso público?

Se você não passou no concurso público, não desanime e conheça, neste artigo, algumas dicas para retomar o seu estudo.

Em primeiro lugar: aceite que isso é normal. A maioria das pessoas não passa no primeiro concurso a que concorrem. Sim, mas sabemos o quanto isso é frustrante e mexe com a nossa auto-estima, que fica tão baixa nesta situação.

E automaticamente surgem pensamentos menos bons que colocam em causa a nossa competência. Para além do tempo, que no momento em que você se depara com o resultado que você não esperava, parece desperdiçado.

Quantas saídas com os amigos, convívio com a família, idas a praia, para não falar das noites de sono. Mas tudo isso podem também ser uma das causas que levou a você a não passar. É importante que para se preparar para um novo exame, você equilibre a sua rotina diária com a sua rotina de lazer.

Cabeça equilibrada é necessária para quem pretende passar em concurso público. E há um fato que você não poderá desconsiderar nunca: a quantidade de pessoas que concorrem junto com você.

Provavelmente, estas pessoas já prestaram outras concursos antes se ser aprovado. Não passei! É agora?! O que fazer após a reprovação no concurso público?

Depois de descansar um pouco, reserve um tempo para retomar atividades que você tinha deixado de fazer (cinema; passear; conversar com os amigos). Este tempo de paragem é muito importante.

Não é muito recomendável, iniciar uma nova rotina de estudo logo a seguir. Você precisa refletir. Um bom ponto de partida é assumir a responsabilidade por sua reprovação. Você está no centro do processo é isso é uma estratégia de recuperação mais rápida.

Faça as perguntas certas

Neste processo de análise, você deverá responder a algumas perguntas como: Estaria realmente preparado? O meu método de estudo era o mais adequado? Eu estava muito nervoso? Estas perguntas vão ajudar você a identificar melhor os seus erros e acertos.

Mudança de área

Outro ponto a ser considerado é o quanto você entende da área para qual você presta concurso.Claro que você poderá ampliar o seu campo de ação, mas, num primeiro momento, o mais indicado é que você preste concursos na área em que você já atua ou muito próximas.

Método de estudo

Será que ele é eficiente o suficiente? Isso é particularmente válido para quem já prestou muitos concursos e ainda não passou em nenhum. É prudente perceber se o seu método de estudo está funcionando, e se ele não estiver, estar aberto para outras técnicas de estudo é uma boa estratégia.

Em qual assunto você não foi bem na prova?  Você precisa analisar, com cuidado, o gabarito e perceber em que questões você foi melhor e se preparar mais nas que você foi menos bem.

Controle o tempo

O tempo pode ser um vilão para quem está prestando um concurso.É preciso ter uma estratégia para controlar o tempo da realização da prova.  E o emocional também desempenha um papel fundamental numa boa prestação. Introduza no seu dia-a-dia ferramentas e práticas para o seu controle emocional.

Definir os próximos passos

Identificado os problemas é hora de se preparar para o próximo concurso. Ao retomar, não se cobre tanto. Vá aos poucos. Não se esqueça que a concentração e o rendimento precisam de tempo para ser melhorados. E como última dica, estude com outros concurseiros

Só quem passa por essa mesma situação, sabe o que acontece no universo dos concursos. Por isso, crie um grupo de estudo com outros concurseiros que tanto pode ser presencial ou mesmo virtual. E acredite! Você irá melhor no próximo!